terça-feira, 22 de novembro de 2011

ÁSIA - Cidade de Antakya, Turquia - Antioquia da Siria

Antakya, é a capital da província de Hatay, no sul da Turquia, perto da fronteira com a Síria. Em épocas antigas a cidade era conhecida como Antioquia da Síria e tinha um significado histórico para o Cristianismo.

Não é uma cidade pequena, porém com uma infraestrutura de um Brasil de 30 anos atrás, é uma cidade bem diferente de Istambul, Ankara ou até mesmo Izmir que são bem mais modernas em todos os sentidos, em Antakya achar alguém que fale inglês é um premio, daí então tive uma boa oportunidade de fazer fluir o meu bom “Turcoguês”. 

Nesta cidade conheci um povo muito amigo, prestativo, honesto (é isso mesmo!), assim como em toda a Turquia, mas como a parte da viagem agora era mais estilo “mochileiro”a minha interação com eles se tornou maior e dai em perceber algumas virtudes as vezes raras no nosso convívio brasileiro.

O meu roteiro em Antakya seria visitar dois lugares:

  • A Igreja de São Pedro, por ter sido a igreja que deu inicio a visão  missionária no tempo apostólico, com o envio dos apóstolos Paulo e Barnabé e tambem onde pela primeira aqueles que seguiam a Cristo foram chamados de cristãos.
 Interessante notar algumas modificações feitas no lugar, tais como a fachada da caverna, para dar um aspecto de templo religioso se ergueu uma arquitetura que trouxesse este significado e dentro tambem percebemos a mesma intenção, onde a metade  de todo o ambiente interno foi assim trabalhado. Mas apesar destes detalhes ainda se ve muito bem preservada toda aquela que seria a estrutura original do lugar de culto, inclusive se destacando uma passagem, que seria uma rota de fuga caso houvesse algum problema, haja visto que naquela época a igreja estava em sua etapa de Igreja Perseguida.

  • O Museu Arqueológico de Antakya, por ser o segundo maior museu do mundo em acervo de mosaicos;
O Museu Arqueológico de AntaKya, sendo o segundo maior museu de mosaicos do mundo, entendi que seria um lugar onde não poderia deixar de ir.
Me disseram que da Igreja de São Pedro onde eu estava até o museu, seria no máximo 20 minutos caminhando, então resolvi dispensar o taxi (ato extremamente arriscado, pois encontrar um taxi pela cidade é um milagre!), porem não havia me apercebido de algo, no folder do museu não há endereço! A minha alternativa então seria pedir informação, fato tambem não muito simples, jà que é raro alguém que fale inglês nesta cidade, coloquei em ação a linguagem universal dos sinais.

Passei por vários momentos interessantes nesta minha empreitada, desde um senhor que começou a caminhar comigo me mostrando como eu chegaria ao museu ... e de repente ele entra numa loja e me vira as costas, no primeiro instante pensei: “que falta de educação!” Mas depois passei a considerar a hipótese de que ele já poderia ter me falado onde era, e orientação dada é assunto encerrado, claro!
Logo a frente parei em um posto de gasolina e o frentista não entendia nada e eu também não, até que alguém grita: NGLIS? E eu já totalmente “aculturado” linguisticamente falando respondi imediatamente: YES!!!! E então o meu mais novo guia passou a me explicar como chegar ao museu, disse ele:  U UAL A TRA HANDRA MITER!! (dai ele fez um sinal com o ombro direito e  continuou falando) A RAIT!! IÁ?!?! E eu respondi: IÄ!!!

Bom, no dialogo acima eu “aculturado com a forma de se falar inglês na cidade (isso quando raramente se encontrava, e isto as vezes acontecia no hotel...) entendi que ele queria dizer assim: YOU WILL WALK  THREE HUNDRED METERS AND TURN RIGTH!!

Mais adiante tornei a perguntar como eu chegaria ao museu e pra minha sorte encontrei alguém que de fato falava inglês e ai tudo se resolveu exceto que não foram 20 minutos e sim 1 hora e 15 minutos, mas valeu a pena!!!

Abaixo esta o album de fotos da Igreja de Antioquia, hoje Igreja de São Pedro e do Museu Arqueologico.

2 comentários:

Vera Almeida disse...

Acabei de chegar de Antioquia onde fui visitar a Igreja de São Pedro e o museu de mosaicos. Sou católica e muito me impressionou e emocionou a Igreja. Pensei em são Paulo e sao Pedro falando e vivendo por lá. A primeira igreja que existiu e onde o povo que professava a fé foi chamado de "cristão". O museu de mosaicos é algo maravilhoso. Pensar que alguns foram feitos antes de Cristo. Que coisa esplendorosa!!!! Amei ter tido a oportunidade de ter estado lá.

Anônimo disse...

Obrigado pelas informações e imagens.