terça-feira, 22 de novembro de 2011

ÁSIA - Cidade de Samandag, Turquia - Porto da cidade de Seleucia

Samandag, cidade da província de Hatay, aproximadamente 15 quilometros da fronteira com a Síria, foi em tempos antigos uma importante cidade portuária, destacando-se como o principal porto marítimo de Antioquia.
 Fundada aproximadamente no ano 300 a.c., era chamada de Seleucia de Pieria, lugar para onde o Apóstolo Paulo juntamente com Barnabé, após serem comissionados pelos mestres e profetas da  Igreja de Antioquia, desceram para dali partirem para a Ilha de Chipre, acontecendo assim a  Primeira Viagem Missionária da Igreja, o porto de onde eles partiram hoje vemos apenas as ruínas, porem foi muito bom estar ali ...
Devido aos conflitos políticos internos da Síria, foi comum conviver com soldados e tanques de guerra pelas ruas e no alto das montanhas, já que estávamos em uma região fronteiriça.
Mas apesar deste aparente clima de tensão, o convívio é tranquilo ainda mais quando o assunto é compartilhar um quentíssimo chá turco, o que fiz com o meu mais novo amigo Hussein, funcionário do Museu Arqueológico de Antakya e responsável pela visita as ruínas locais.


Nenhum comentário: