segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ÁSIA - Cidades de Izmir e Selçuk, Turquia - Éfeso, Templo da deusa Diana e Igreja de São João

Selçuk, é uma cidade que pertence a província de Izmir (Esmirna), a terceira maior cidade da Turquia, atrás apenas de Istambul e Ankara.

Falando ainda sobre Izmir, é uma cidade maravilhosa, linda! Voltada para o Mar Egeu e para a Grécia, oferece uma vista deslumbrante, e com os seus quase três milhões de habitantes, esta longe de se parecer com uma grande cidade. O seu povo sempre amistoso, amigo e prestativo.

Na minha chegada ao hotel (um excelente hotel) fui muito bem recepcionado e logo que lhes falei sobre o meu roteiro de pronto se dispuseram a me auxiliar.

Izmir era apenas o meu ponto de partida para os locais de meu interesse, pois o meu alvo era a cidade de Selçuk, antiga Éfeso, onde eu visitaria as ruinas da cidade, o Templo da deusa Diana e A Igreja de São João. Para chegar até Éfeso eu teria que fazer uma pequena viagem de aproximadamente 70 quilometros, e para o roteiro ter qualidade seria necessário além de um transporte rápido, tambem um guia, o que após algumas ligações feitas pelo recepcionista do hotel,  me foi passado os custos, aproximadamente 250 euros!!! Um valor relevante, mas considerando uma oportunidade ímpar, valeria a pena.

Porém começaram a surgir os problemas, primeiro não havia guia disponível para os próximos dois dias e segundo o guia que estaria a disposição não falava inglês. Por um instante pensei: “Lascou!!!”
Foi quando o recepcionista do hotel me falou a respeito de um rapaz de confiança deles, que trabalha no hotel e que estaria de folga no dia seguinte e que poderia me levar até Éfeso e me acompanhar no que precisasse, já que ele tinha carro (e que carro!!!), perguntei o custo  e me disseram: “O senhor paga o combustível e dê a ele uma gorjeta!”Perguntei quanto gastaria de combustível e qual seria o valor sugerido para a gorjeta: “O senhor não gastará mais do que 30 euros de combustível para ir e vir e dê 20 euros de gorjeta, ele ficará extremamente feliz!”. FECHEI NEGÓCIO!!!

No dia seguinte pela manhã partimos para Éfeso, eu e meu novo amigo, que acredito que o nome seja Arphan, pois foi assim que ele pronunciou e tentou escrever para mim, pois ele também não falava inglês muito bem, mas isto não foi nenhum problema.

Paramos no posto de gasolina abastecemos o carro e pegamos a estrada, uma rodovia muito parecida com a rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo, exceto pela paisagem local que é fascinante e que não tem radares!Logo descobri que o meu mais novo amigo tinha um hobby, carros.
Nos primeiros quilômetros de viagem ele tentou me impressionar com o seu Honda Civic, ano 1.996, azul marinho, turbo-nitro-velozes e furiosos-papa léguas e sei lá mais o que!! Quando acelerou o carro estava em pouquíssimos segundos  a 240 KM/hora, e isso de 4. Marcha!!! Como sabia que poucos acreditariam na minha história, fiz uma ligação em vídeo pelo facetime para o meu irmão Toninho no Brasil, usei o Ipad para transmitir em tempo real o som e a velocidade do carro, e como o meu irmão é outro aficcionado por carros , ficou com água na boca.

Foi sensacional a viagem, chegando aos destinos escolhidos, fui cuidado por meu novo amigo, que na verdade foi mais meu guarda costas do que qualquer outra coisa, me preservava na hora das compras, negociava para mim, não queria deixar eu pagar o almoço e etc.
Na volta para o hotel ele perguntou quando eu iria embora e se podia me levar ao aeroporto, disse que sim, pois desta forma não teria problemas com o taxi, que é caro e demorado.
E assim foi minha experiência em Izmir e Selçuk, cidades que com certeza quero voltar com a minha família.

Quanto a meu novo amigo, quando ele foi me levar ao aeroporto aconteceu dois fatos interessantes: primeiro, ele não queria receber pelo passeio e pelo transporte até o aeroporto, insisti e lhe dei 150 euros, ele ficou muitíssimo alegre e parecia não acreditar e em seguida perguntei a ele se ele era mulçumano, já que a Turquia tem uma população 98% islâmica, gostaria de saber se existiam anjos naquele país, ele me disse sim, sou mulçumano! Disse eu a ele que era cristão, ele abriu um sorriso, estendeu a mão e me deu um abraço.

Percebi então que Alá estava entre nós nos abençoando, e a minha oração naquele momento foi de que o meu mais novo amigo viesse a conhecer o filho de Alá, Yeshua!!!

Segue abaixo os álbuns de fotos das visitas a:

  • Antiga cidade de Éfeso, na época a cidade mais importante do Imperio Romano depois de Roma, claro,  que guardava dentre outras coisas o grande Teatro com seus quase 20.000 ouvintes e onde o Apóstolo Paulo pode fazer alguns de seus debates, os banheiros publicos, a Biblioteca de Celso e outros.
  • Igreja de São João, ou melhor suas ruínas, um lugar que impressiona pelo seu tamanho, fica bem acima de onde era o Templo de Diana, e como o Apóstolo João morreu na cidade de Éfeso, conta-se que ele foi sepultado onde hoje “é o que foi” a Igreja. Um lugar com muitas ruinas interessantes, porém muito desprotegidas.
  • O Templo da deusa Diana (Artemis), uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, sendo inclusive hoje, juntamente com as Piramides do Egito a única destas Maravilhas que ainda podem ser vistas.
Segue abaixo os albuns de fotos da Igreja de São João, Templo da deusa Diana (artemis) e a cidade de Éfeso 


Nenhum comentário: