segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ÁFRICA - Sudão do Norte


Sudão do Norte, este foi o desafio africano imposto ao nosso grupo, ao todo 14 pessoas que durante 08 dias estiveram juntos no Sudão do Norte, na capital Khartoum, um grupo bem eclético, Pastores, Apóstolos, empresários, Fazendeiros, Musicos, Jornalistas, Professores, Sheik’s, até um molusco havia no nosso grupo, uma Lula Branca!!! Enfim havia de tudo ... mas algo era  notório – Pessoas comprometidas  com um propósito e isto foi fundamental. Afinal não é fácil convivermos com diferentes, e nós éramos diferentes, de locais e tendências diferentes, tinha muito cacique no grupo, todos líderes mas foi só uma questão de tempo e começamos ser índios, ou seja, servos e deu tudo certo.

Nos dias em que estivemos no Sudão visitamos algumas comunidades, inclusive uma igreja no centro da cidade onde a maioria dos que ali frequentam são da Eritréia, um país também africano e extremamente fechado para o cristianismo, foi muito bom encontrarmos este grupo, foi dado um treinamento de liderança para um grupo local de 20 pessoas entre homens e mulheres, fomos ao deserto do Saara até as Piramides,  visitamos também 02  campos de refugiados que se formaram devido aos conflitos ocorrentes em certas cidades do Sudão, tais com Darfur.  Estivemos em Omdurman Wed-Beshir  e Joborona Wed-Beshir, em ambos deixamos as nossas ofertas, algumas centenas de quilos de roupas para as crianças e medicamentos .

O país é 98% islâmico e reflete o desejo de seu presidente de adotar uma Constituição islâmica, onde a religião oficial será o islã e a lei islâmica sua principal diretriz. Por onde andamos enxergamos a força deste ideal, pelas ruas da cidade onde quer que fossemos, no horario de suas orações cada pessoa parava e fazia sua devoção, ora nas praças, ora nas calçadas. No aeroporto existe uma sala para suas orações, e diferente do aeroporto de Guarulhos/SP que tem uma sala ecumênica, sempre vazia, aqui a sala é cheia a todo momento.

A influencia do islamismo é forte nos costumes e relacionamentos. A quantidade de mesquitas impressiona, bem como a suntuosidade das mesmas. O transito é caótico, e quando digo caótico quero dizer: Não há o que dizer!!! Bebida alcoolica é proibida sua venda para quem quer que seja, se alguém for apanhado com bebida alcoolica, cadeia nele!  

Na capital vimos construções belisisimas, que são os prédios do governo, e esta é uma forma de vermos a sua força. Porem em meio a tudo isto, algo me chamou a atenção, a simpatia do povo sudanês, sempre nos atendendo bem, recebendo bem, gostam muito de brasileiros, creio que também por isso fomos muito bem tratados, não sei se teríamos a mesma recepção se fóssemos americanos, ingleses ou judeus.
Teve um dia que aconteceu algo interessante, que mostra o valor deste povo, precisávamos formalizar a nossa entrada no país, e apesar de já termos o visto dado pela embaixada no Brasil, havia a necessidade de regularizá-lo quando chegássemos em território sudanes, e assim fomos fazer, porem um dos nossos conpanheiros não estava com todos os documentos necessários, lhe faltava tirar uma fotografia, este era o Josias, jornalista de Ribeirão Preto, então saímos a procura de um lugar para tirar foto, não foi fácil, mas encontramos um jovem, que trabalha em um comercio local e ele nos guiou ate o local para tirarmos a fotografia, nos acompanhou em todo o momento, negociou o preço do serviço, pagou e não aceitou ser reembolsado, ele é um estudante de engenharia e me chamou muito a atenção o cuidado dele conosco, principalmente quando ele disse: Não é bom que vocês andem sozinhos pela cidade, ande sempre com alguém daqui!!!

Sudão, uma terra com suas maravilhas e um povo lindo!!!

Nenhum comentário: