segunda-feira, 21 de novembro de 2011

EUROPA - Roma e Vaticano


Itália é a mistura do mítico com o místico, lenda e religião, estórias e histórias, mas ao chegar em Roma, esquecemos as duvidas e vemos a história de uma forma fascinante,  uma história lida não por letras apenas, mas por construções antigas, ruínas, obras de arte em pintura, escultura e fé. Impressionante!!!

  • Coliseu, conhecido  por ter sido palco de atrocidades praticadas pelo império romano contra os cristãos primitivos permanece imponente, soberbo, suntuoso, porém o que um dia foi símbolo de resistência e opressão ao cristianismo, hoje são apenas ruínas, e a fé dos cristãos que ali deram suas vidas, continua cada vez mais viva!!!
  •    Mamertinum, lugar onde o Apóstolo Paulo e Pedro estiveram presos juntos e dali foram ambos para o martírio, Paulo decapitado e Pedro criscificado de cabeça para baixo.
    O ambiente é interessante, seja pela dureza da prisão, seja pela insistência em se fazer desprezado neste lugar o nome do apóstolo que  escreveu praticamente a metade do Novo Testamento e foi responsável pela informação de mais de 80% da doutrina cristã.
    É claro e as vezes cansativo como quer se fazer tudo neste lugar girar somente em torno do apóstolo Pedro, por que será?
    Um lugar curioso, a entrada da prisão não era por portas, e sim por um buraco no chão onde os presos eram descidos e ali ficavam aguardando sua sentença, onde em épocas chuvosas se enchia de água devido a elevação do Rio Tevere, que corta Roma.
    Conta a tradição, que enquanto estiveram presos, os apóstolos Paulo e Pedro converteram 47 prisioneiros e 02 carcereiros.

  •  Vaticano, com certeza é um marco que deixa nítido o que foi a transição do Período da Igreja Perseguida para o Periodo da Igreja Imperial que surge com a Conversão do Imperador Romano Constantino ao cristianismo e o consequente estabelecimento do mesmo como religião oficial do Estado.
    A suntuosidade da arquitetura, tanto da Basílica de São Pedro, quanto das demais construções ao redor, apequenam o mais ilustre  e notório homem de Deus!!!
    Obras de arte, esculturas, os mausoléus dos papas ilustres, as catacumbas papais, as missas simutaneas com seus corais, detalhes em ouro, o gigantismo da que se expressa ao contemplar a cidade de Roma do seu domo, o altar sobre o que segundo a tradição é onde o apóstolo Pedro esta sepultado, tudo isso e muito, mas muito mais mesmo, nos faz pensar: “Será possível o  homem se relacionar com Deus sem a Santa Igreja Católica Apóstolica Romana?

    Além de dar uma passada pelo museu do Vaticano, um lugar realmente incrível, a quantidade de arte exposta e que marca todo um período tambem vivido pela igreja, isto sem falar na Capela Sistina, que deixa qualquer um de boca aberta, primeiro pela quantidade e impressionante beleza de suas pinturas, e segundo porque chega um momento que de tanto olhar pra cima não tem como não ficar de boca aberta!
           
    Ahhhh!!!!  Nunca comi uma macarronada masi sensacional!!!
    Roma, sem sombra de dúvida, um lugar onde todos deveriam dar uma passadinha!!! 


Nenhum comentário: