sábado, 2 de maio de 2009

O vale da decisão

Introdução

Em vários momentos de nossas vidas nos encontramos em situações difíceis, afrontados em nossa honra, abatidos em nosso animo e até mesmo desistidos de nossa dignidade. 

Infelizmente as circunstancias nos levam a esquecer quem somos em Deus, e os nossos problemas se tornam maiores que a nossa fé, pois a cada dia se apresenta diante de nós um gigante para nos afrontar, que se apresenta diante de nós e desafia a nossa confiança em Deus. 

Somos levados constantemente ao Vale da Grande Batalha. E assim também foi na história de uma grande nação do mundo antigo, a nação de Israel, que teve como seu maior inimigo um povo chamado Filisteus, que em um de seus mais importantes confrontos afrontou a nação de Israel através do gigante Golias, que por 40 dias desafiava todo um exercito abatido no seu animo.


Porém nós não temos uma luta física, a nossa batalha é para permanecermos firmes no combate da fé, crendo que o nosso Deus jamais nos deixará desamparados, que se confiarmos N’Ele, o Vale da afronta se transformará no Vale de Acor, ou seja, o lugar de descanso para aqueles que buscam o Senhor

O que acontece no Vale da Decisão

01) O vale é o lugar de retomarmos nossa honra

Em um dos seus muitos momentos de dificuldade, a nação de Israel viveu sete anos debaixo da opressão de um povo chamado midianita. Durante todo este tempo eles foram envergonhados, roubados, plantavam e não podiam comer do fruto do seu trabalho, construíam suas casas mas não podiam morar, e fizeram para si covas para sua habitação, perderam sua auto-estima e assim Israel se enfraqueceu. 

Porém o povo daquela nação se lembrou do seu Deus e clamaram a Ele. Quando nos lembramos de Deus somos alcançados por seu favor, e assim foi com o povo de Israel - o Espírito Santo levanta um homem de Deus, Gideão, para libertar o seu povo. 

Gideão uma pessoa comum como eu e você, cheio de potencial e virtudes, mas que precisava ser restaurado. Então Deus o leva para o vale onde juntamente com 300 homens derrotariam os seus inimigos - o Vale da Decisão.

O Vale que abrigava o acampamento dos inimigos de Israel se transformou no local onde Deus honrou o seu povo lhes dando vitória e livramento daqueles que lhes afrontava.

02) O vale é o lugar onde teremos a nossa vitória

Por 40 dias de manhã e pela tarde, o gigante Golias descia até o Vale de Elá e desafiava o exercito de Saul; durante todo este tempo as tropas de Israel foram envergonhadas, pois ninguém tinha coragem de enfrentar o gigante de quase 3 metros de altura. 

Até que um jovem, o filho mais moço da família de Jessé, entendeu que nada ou ninguém pode afrontar o exercito do Deus vivo, e aquele jovem de belas feições, sem espada, sem escudo, sem lança e tampouco couraça, lança mão de sua funda e com uma pedra polida atirada contra a testa do gigante Golias o faz cair.  E sobre ele salta o jovem guerreiro que com a espada de seu oponente lhe corta a cabeça.

O Vale pode ser por um tempo o lugar da vergonha e da afronta, mas não tardará o dia em que Deus te fará como a Davi e te colocará no Vale da Decisão para que em nome do Senhor dos Exércitos todos os inimigos sejam vencidos e seja recuperado o nosso direito de reinar sobre as circunstancias.

03) O vale é o lugar da nossa adoração - II Crônicas 20.26

Três reinos se uniram contra o rei de Judá Josafá, e quando a noticia lhe chegou o seu coração se encheu de terror, pois a multidão que marchava contra ele era numerosa. Então o rei ajuntou todo o seu povo e foram buscar a presença do Senhor, clamando a Deus por socorro e livramento das mãos de seus inimigos. 

Quando estamos vivendo um tempo de medo e angustia o caminho que nos trará descanso é a entrega da nossa vida nas mãos de Deus, já dizia o salmista: “ Entrega o teu caminho ao Senhor, confia N’Ele , e o mais Ele fará” , e assim fez Josafá, confiou em Deus e entregou os seus dias a Deus que se levantou em favor do seu povo, fazendo com que os três reinos lutassem entre si a ponto de se destruírem completamente. 

Enquanto os inimigos se destruíam, o povo de Judá adorava a Deus por seu livramento e o vale que era o acampamento de seus inimigos ficou vazio com suas riquezas e Judá se apossou dos despojos. Este vale ficou conhecido como o Vale de Beraca, que em hebraico quer dizer o Vale da Benção.

O Vale da Decisão é também lugar de descanso em Deus, onde o nosso trabalho é render adoração a Deus, lhe rendendo graças, pois o seu amor dura para sempre.

Existe um Deus, que se assenta em um alto e sublime trono, e este Deus tem os seus olhos voltados para aqueles que o buscam, o Senhor nosso Deus jamais deixará desamparado o seu povo!!!
Deus abençoe

Nenhum comentário: